O Alfa Romeo 8C Competizione



A Alfa Romeo voltou aos velhos tempos. No Salão de Paris, a tradicional marca italiana apresentou a versão final do esportivo 8C Competizione, que surgiu como carro conceito no Salão de Frankfurt de 2003.

Estão de volta a tração traseira e o motor V8. O 8C Competizione tem plataforma e conjunto motriz da Maserati, que, como a Alfa Romeo, pertence ao grupo Fiat. Suas linhas são praticamente iguais às do protótipo, com pára lamas abaulados, capô longo e traseira curta. O teto tem suave caída e janelas em formato de elipse.

O vidro traseiro é oval. A inspiração veio de Alfa clássicos, como o Giulia TZ e o 33 Coupé Stradale. Na dianteira os faróis guardam três refletores e, do Cuore, partem dois vincos que sobem pelo capô. Na traseira a simplicidade do par de lanternas circulares compotas por leds é o destaque. O 8C tem 4,27 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,25 m de altura. Há amplo uso de fibra de carbono na carroceria. Não foram reveladas fotos do interior.

O conjunto motriz adota um motor 4.7 V8 de alumínio, capaz de desenvolver 450 cv de potência e 47,9 kgfm de torque a 4.750 rpm. A caixa de câmbio automática tem seis velocidades e opção de trocas manuais por pás atrás do volante e cinco programas de funcionamento.Nos anos 30 e 40, o nome 8C já foi utilizado pela Alfa Romeo para batizar os modelos equipados com motores de oito cilindros.

Já o sobrenome Competizione é uma homenagem ao 6C 2500 Competizione com que Juan Manuel Fangio participou das Mil Milhas de 1950.

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